Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Óleo de coco virgem orgânico: gordura do bem

Só dá coco

Consumidoras comprovam efeito hidratante do produto e adotam o óleo como coadjuvante importante no processo de emagrecimento

Mesmo com pouco tempo no mercado brasileiro, o óleo de coco virgem orgânico já se tornou item indispensável na lista de cuidados diários de muitas mulheres aqui. Umas conheceram o produto em viagem aos EUA, outras foram apresentadas ao óleo por seus médicos e acabaram dando “um jeitinho” de comprar sempre. O fato é: ao comprovar seus benefícios, elas não largam mais.

Três meses consumindo regularmente o óleo já é período suficiente para perceber os efeitos positivos, garante Jane Spíndola Campos, 53 anos, auxiliar administrativa. Jane conheceu o produto no último mês de março e, desde então, toma cerca de duas colheres de sopa por dia. “Estou no meu terceiro pote. Já sinto as calças folgadas, principalmente na cintura, e meu intestino funcionando muito melhor que antes”, ressalta.

Já a médica Gisela Pontes, cirurgiã plástica de renome internacional que ganha a vida embelezando os outros, percebeu a diferença principalmente na sensação de energia e bem-estar, além da saciedade por mais tempo após tomar o óleo. “Fico cerca de oito horas operando direto, sem comer. O óleo me ajuda a não sentir fome durante esse período”, explica Gisela. A médica também aplica o óleo sobre a pele, como hidratante, e reconhece os efeitos, principalmente, nas mãos, já que passa a maior parte do dia com luvas cirúrgicas, que costumam ressacar a pele.

De acordo com Mauro Lins, nutrólogo e estudioso sobre o mercado orgânico há cerca de 10 anos, pesquisas já comprovaram os benefícios do produto. “O óleo de coco virgem é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo especial de gordura saturada sem colesterol. Quando consumido regularmente, pode também auxiliar na redução nos níveis do colesterol LDL, o colesterol ruim”, explica o médico.

            Entre os principais estudos, Lins cita os realizados na Escola de Nutrição e Dietética Universidade de McGill no Canadá, avaliando indivíduos que ingeriram TCM, demonstraram um aumento do gasto energético determinado através de calorimetria indireta e redução da gordura abdominal, comprovada por meio de ressonância magnética nuclear. Em outras pesquisas com animais e humanos, onde os TCM substituíram outras fontes de gordura da dieta, os cientistas observaram aumento da saciedade e redução da ingestão alimentar levando à redução de peso.


Óleo de coco virgem orgânico: gordura do bem 

Ao saborear uma gelada água de coco na praia, ninguém imagina que do mesmo fruto pode-se extrair um poderoso óleo com diversos benefícios à saúde. Por muito tempo tratado como vilão, por conter alto teor de gordura saturada, o óleo de coco virgem conquista o papel de herói com o resultado de diversas pesquisas que comprovam o contrário. “De fato, o óleo de coco virgem é uma gordura saturada, mas de origem vegetal, sem colesterol e de fácil digestão e absorção pelo organismo, se transformando em energia rapidamente”, explica o Dr. Mauro Lins, pediatra, neuropediatra, nutrólogo e estudioso sobre o assunto.

O que o óleo tem de melhor, de acordo com o médico, está justamente no alto teor de gordura, composta em sua maioria por triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura boa, difícil de ser encontrada em alta concentração. Boa notícia para os adeptos da boa alimentação e busca constante por um estilo de vida mais saudável, é possível encontrar no mesmo produto substâncias que aumentam o metabolismo, auxiliam o emagrecimento e têm efeito positivo na imunidade, além de benefícios para a pele e para o cabelo, ainda em estudo por pesquisadores.

Porém, o especialista alerta para o cuidado na escolha do óleo. “Essas características só são encontradas no óleo extraído do coco fresco e maduro prensado a frio, ou seja, do fruto na sua forma virgem, não refinado”, ressalta. De acordo com ele, os óleos de coco quando refinados perdem seus antioxidantes e alguns ainda são hidrogenados, transformando-se nas chamadas gorduras trans, estas sim muito nocivas à saúde humana.  É importante que o óleo também tenha certificado de orgânico, evitando assim a ingestão de perigosos agrotóxicos. 

Pesquisas

Estudos realizados na Escola de Nutrição e Dietética Universidade de McGill no Canadá, avaliando indivíduos que ingeriram TCM, demonstraram um aumento do gasto energético determinado através de calorimetria indireta e redução da gordura abdominal, comprovada por meio de ressonância magnética nuclear. Em outras pesquisas com animais e humanos, onde os TCM substituíram outras fontes de gordura da dieta, os cientistas observaram aumento da saciedade e redução da ingestão alimentar levando à redução de peso.

            Uma pesquisa recente, em 31 indivíduos que participaram de um programa de redução de peso, conduzido no Centro de Pesquisa de Obesidade e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, demonstrou que o consumo de TCM resulta em maior perda de peso e gordura quando comparado à ingestão de azeite de oliva. O artigo com os resultados deste caso foi publicado na edição de março de 2008 da publicação científica American Journal of Clinical Nutrition. 


Óleo de coco na história

Hábito secular na Ásia, onde estão os maiores produtores mundiais do óleo de coco virgem, o consumo diário do produto já é uma realidade na Europa e nos EUA. “Além da ingestão pura do óleo, é possível misturar na comida, substituindo outros óleos menos saudáveis e que perdem as características quando submetidos ao calor”, observa Dr. Mauro Lins. O óleo de coco virgem é o óleo mais resistente ao calor.

Na Índia, Indonésia, Filipinas e diversas ilhas do oceano pacífico, o óleo de coco virgem é a base da dieta dos nativos e corresponde, em algumas regiões, a cerca de 60% das calorias diárias ingeridas. Pesquisadores impressionados com o relato de visitantes das ilhas nos séculos XVI e XVII compararam as dietas de parte da população que mantinha a dieta local.


Dr. Mauro Lins

Adepto de um estilo de vida que podemos chamar de "orgânico", há cerca de 10 anos, quando falar deste tipo de alimentação ainda não era moda, o pediatra com especialização em neuropediatria, virou nutrólogo e estudioso de produtos orgânicos. Formado em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez residência médica em Pediatria também pela UFF e em Neuropediatria pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz. Em seguida, decidiu se especializar no ramo nutricional e se formou como nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). É, ainda, especialista em Medicina Estética, com pós-graduação pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética, na Universidade Souza Marques. Na área acadêmica, é professor convidado do curso de pós-graduação em Alergia Alimentar e Gastroenterologia Pediátrica da UNIGRANRIO e membro da American Academy of Anti-Aging Medicine. E como se não bastasse, Dr. Mauro também é consultor de empresas nacionais e internacionais no ramo de produtos naturais e, nos últimos 13 meses, participou de 11 eventos no exterior na área de nutrição e produtos orgânicos.

Crédito:Cris

Autor:Juliana Corrêa

Fonte:Universo da Mulher