Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Tratamento Desigual

Tratamento Desigual
Distribuo uma newsletter eletrônica intitulada Megatom, com periodicidade semanal ou quinzenal, contendo sempre um artigo de minha autoria e, eventualmente, informações sobre palestras e sugestões de cursos, inclusive de alguns parceiros.
 
Este boletim não tem conotação comercial. Não há venda de produtos, e os serviços oferecidos estão alinhados com o perfil de meu trabalho, qual seja, a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre as empresas conveniadas estão a Madia Marketing School, principal instituição de ensino de Marketing do Brasil; a Crescimentum, especializada em coaching; a Univoz, com foco em comunicação e fonoaudiologia empresarial; o Projeto Brasil, organização voltada à promoção de debates sobre temas de interesse nacional; entre outras companhias.
 
Seleciono meus parceiros com base no conhecimento de suas atividades e idoneidade. O critério é o da credibilidade e contribuição efetiva aos meus assinantes. Em alguns casos, há condições diferenciadas e descontos. Em outros, há sorteio de ingressos gratuitos para participação em eventos. A fórmula tem sido bem sucedida.
 
Meu site foi ao ar em 2 de julho de 2003 e a primeira newsletter circulou exatamente um ano depois. Desde então, tenho proporcionado aos leitores um conteúdo variado que contempla, além dos artigos, parábolas, pensamentos, sugestões de livros, vídeos motivacionais e links relevantes. Recentemente os textos passaram a ser disponibilizados em espanhol e francês, possibilitando inclusive o estudo destes idiomas.
 
Em dezembro último firmei uma nova parceria, desta vez com meu amigo Paulo Araújo, também escritor e conferencista. Imbuídos de um mesmo propósito, decidimos compartilhar nossas experiências o que significou, entre outras ações, a junção de nossos bancos de dados.
 
Todavia, fui surpreendido com a notícia de que meu domínio fora denunciado por alguns “clientes” a uma empresa sediada no exterior especializada em detectar spammers, digníssimo nome dado aos praticantes da arte de remeter persistentemente mensagens não autorizadas. A partir desta acusação, quem hospeda meu Portal foi avisado sobre a possível prática de spam. Quando premiado nesta categoria, passa-se a sofrer sanções diversas, que podem envolver a inclusão do endereço do servidor na chamada “lista negra” do serviço de denúncias, acarretando o bloqueio de mensagens por outros provedores como o Terra e o UOL, por exemplo.
 
No mesmo dezembro último, as duas principais empresas de comércio eletrônico do país, Americanas.com e Submarino, anunciaram a fusão de suas operações criando a B2W – Companhia Global de Varejo. A unificação das bases de dados das duas corporações é iminente, compreensível e recomendável. Só que quando isso ocorrer, com certeza os informativos encaminhados com promoções não serão qualificados como spam.
 
A política de privacidade de meu Portal, desenvolvida com a consultoria da competente AMS Public, responsável pela manutenção de meu site há mais de três anos, adota uma postura ética e transparente. Não vendemos dados de assinantes. Não utilizamos cookies (arquivos de texto enviados através da Internet, utilizados para acompanhar e conhecer os hábitos de navegação). Mantemos um link em todas as páginas do site e em todos os informativos expedidos para exclusão do mailing a qualquer tempo.
 
Porém, todo este cuidado foi insuficiente. E para que eu pudesse dar continuidade ao meu trabalho, tive que realizar um processo de recadastramento dos usuários, solicitando a cada assinante manifestar seu desejo de continuar recebendo os boletins.
 
Lembro-me de Boaventura de Souza Santos, sociólogo português, quando disse: “As pessoas e os grupos sociais têm o direito a serem iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a serem diferentes quando a igualdade os descaracteriza”.
 
Enquanto isso, continuarei a receber, todos os dias, ofertas de medicamentos para disfunção erétil, produtos para alongar o pênis, soluções mágicas contra a queda de cabelo, além de mensagens aparentemente legítimas comunicando-me de uma compra que não fiz, do cancelamento de meu título de eleitor e da inclusão de meu nome em listas de devedores. Claro, porque tudo isso, não é spam...
 
 
* Tom Coelho, com formação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting e Diretor Estadual do NJE/Ciesp. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br.
 

 

Crédito:Tom Coelho

Autor:Tom Coelho

Fonte:www.tomcoelho.com.br